sexta-feira, 16 de abril de 2010

O filho da revolução.

Por várias vezes me pego repetindo uma mesma frase que de tanto se repetir já virou um jargão ou mesmo até uma teoria. Sempre que me perguntam sobre Renato Russo eu acabo dizendo que ele tinha o dom de escrever nossa história, escrever sobre nós e para nós sem ao menos nos conhecer. Renato Manfredini Junior nasceu em 27 de março de 1960 e morreu em 11 de outubro de 1996 e a história entre essas décadas todos nós já conhecemos. Então por ter o dom de falar sobre as pessoas sem conhece-las resolvi postar hoje uma música do filho da revolução na qual ele fala de si mesmo. "Há Tempos" é uma música da Legião Urbana escrita por Renato Russo com colaboração de Dado Vila-Lobos e Marcelo Bonfá que retrata bem o que o Renato vivia na época. Renato era soro positivo desde 1989 e quando ele diz "parece cocaína mas é só tristeza" se refere ao tamanho de sua angustia por aqueles que eram "dias desleais" pois naquela época era muito comum os jovem e principalmente os artistas usarem drogas com frequencia e a cocaína era a droga da classe média. Por isso o paralelo entre o efeito que droga causa e a tristeza de se viver esperando a morte. A música soa mesmo como um desabafo. Outra das partes que acho interessante destacar é quando ele diz "há tempos tive um sonho, não me lembro, não me lembro" que para mim significa que há muito tempo ele não sonha, não tem mais vontade de sonhar, desistiu dos sonhos. E na seqüência "tua tristeza é tão exata" significa que ele tem um motivo real e certeiro para tamanha tristeza. Também quando ele escancara e diz " há tempos são os jovens que adoecem" e toda a estrofe do final "disciplina é liberdade", (vida regrada é igual a saúde e com saúde se tem liberdade para fazer qualquer coisa) "compaixão é fortaleza" (acolher e ajudar a quem precisa nos deixa mais fortes e nos ajuda a aprender com as circunstâncias alheias) "ter bondade é ter coragem" (essa não precisa de explicação^^) "lá em casa tem um poço mas a água é muito limpa" (casa remete a família, água limpa a pureza, talvez o medo de contaminar as pessoas a sua volta).

Bom, então é isso. Essa é a minha interpretação resumida da música agora espero a interpretação de todos vocês.

Há tempos
Banda: Legião Urbana
Composição: Renato Russo / Dado Vila-Lobos / Marcelo Bonfá

"Parece cocaína
Mas é só tristeza
Talvez tua cidade
Muitos temores nascem
Do cansaço e da solidão
Descompasso, desperdício
Herdeiros são agora
Da virtude que perdemos...

Há tempos tive um sonho
Não me lembro, não me lembro...

Tua tristeza é tão exata
E hoje o dia é tão bonito
Já estamos acostumados
A não termos mais nem isso...

Os sonhos vêm e os sonhos vão
E o resto é imperfeito...

Dissestes que se tua voz
Tivesse força igual
À imensa dor que sentes
Teu grito acordaria
Não só a tua casa
Mas a vizinhança inteira...

E há tempos
Nem os santos têm ao certo
A medida da maldade
E há tempos são os jovens
Que adoecem
E há tempos
O encanto está ausente
E há ferrugem nos sorrisos
Só o acaso estende os braços
A quem procura
Abrigo e proteção...

Meu amor!
Disciplina é liberdade
Compaixão é fortaleza
Ter bondade é ter coragem (Ela disse)
Lá em casa tem um poço
Mas a água é muito limpa...
"


É isso, gosto muito de músicas que são textos corridos, sem refrão e que contam uma história linear.


Abraço e até a próxima.

Para ouvir Há Tempos clique aqui

7 comentários:

  1. Renato Russo, esse cara é Muito MONSTRO!
    Suas letras são d+, nunca perde o sentido e parece sempre está falando do que acontece agora.
    Há tempos é sem dúvida umas das melhores músicas da lEGIÃO URBANA. Mas nunca tinha parado pra pensar que é uma letra que fala sobre essa parte triste da vida do grande vocalista Renato Russo.
    Muito boa a interpretação de Graire para a letra, seu significado...
    "E há tempos
    O encanto está ausente
    E há ferrugem nos sorrisos"
    Há muito tempo que ele (Renato Russo) não se encantava por algo, ao ponto que o próprio sorriso já havia enferrujado.

    Flw Boboy. Continua ae..
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. a ferrugem no sorriso quer dizer exatamente isso que você falou, a ausência, fala de motivos para sorrir, mas enfim... a música inteira significa muita coisa e não apenas as partes que eu destaquei...

    Valeu Rafael brigadão
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que a música é do micro para o macro. Ele revela a sua esfera pessoal, como testemunho de um sentimento que assolava todos os jovens daquela época, quanto ao medo das doenças, as drogas, o receio de tocar nestes assuntos como quando diz "Muitos temores nascem/Do cansaço e da solidão"... Entendo a música como mais que um desabafo, um alerta. Fala de como suas condutas perante o mundo, a vida e as pessoas, podem definir seu destino. Então o que a principio parece ser liberdade, é apenas ilusão.

    Interessante relato.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Renato Russo era um poeta.
    Não só essa mas muitas letras dele são demais. Adorei.
    :*

    ResponderExcluir
  5. Na boa, não há muito o que falar sobre Renato Russo e a Legião Urbana... Tudo que esses caras fizeram foi de uma perfeição única. Covardia de sua parte colocar uma música que todos amam, assim as críticas são sempre positivas!
    A parte em que ele diz: "lá em casa tem um poço mas a água é muito limpa" Não concordo! Para mim, é mais ou menos como se na casa dele existisse uma pureza tal, na qual ele não se achava digno de ter, por isso ele "não bebe da água"
    Essa parte: "há tempos tive um sonho, não me lembro, não me lembro" Para mim, é mais como, perder as esperanças, ele teve um sonho, mas deixou de acreditar, o sonho não existe mais... No mais eu concordo com você!
    Já te disse isso, mas um disco da Legião que eu acho perfeito é "A Tempestade ou O Livro dos Dias", nesse disco Renato mostra muito o que vem sentindo com relação "ao fim".

    ResponderExcluir
  6. A quinta estrofe, a que mais gosto...

    ResponderExcluir
  7. Também prefiro músicas assim. Que não se repentem, hum? Gostei da sua interpretação da música. O texto ficou coerente e fácil de ler. Apesar de não se usar muitos parágrafos. Ficou mesmo foi parecendo uma matéria de alguma revista. Talento? :)

    BYE!

    http://www.julianaurquisa.com

    ResponderExcluir