sábado, 27 de fevereiro de 2010

Piano Bar


Eu gosto bastante das letras do Humberto Gessinger, por isso poderia escolher muitas delas para colocar num post (não que isso não vá acabar acontecendo) mas gosto do modo como ele fala sobre relacionamentos em "Piano Bar" que se não me falha a memória é de 1991 do disco "várias variáveis". A letra da música descreve (na minha visão) um casal que aos poucos se distanciavam e em uma certa noite se aproximam outra vez, apesar de muitos também acharem que a certa guria na qual o Humberto se refere seja alguma droga (fala sério) devido a um trecho da música que depois foi retirada em outras versões.


O Trecho:

"no início era um precipício
(um corpo que caía) depois virou um vício foi tão difícil acordar no outro dia ela apareceu, parecia tão sozinha
parecia que era minha aquela solidão"


Bem, é fato que com e sem o trecho a música parece ter sentidos diferentes, mas mesmo assim não acho que quando ele diz que "o fogo ilumina muito por muito pouco tempo" ele esteja se referindo a um cigarro ou a algum efeito passageiro que as drogas trazem. Enfim a idéia deste blog é que vocês exponham aqui suas interpretações, sensações e outros sentimentos mais sobre as letras das músicas que vão sendo postadas.

Outro detalhe que quase esqueço de comentar é a melodia e os arranjos da música, que até certo ponto é apenas o piano e a voz e a música explode quando entra a banda e a música vem crescendo até o seu auge quando ele diz " ontem a noite eu conheci uma guria" a intenção da letra combina com a música e isso foi uma das coisas que mais me chamaram atenção para que eu escolhesse essa música para colocar aqui. Agora deixo vocês com a letra e a música de Humberto Genssinger um dos grandes compositores da década de oitenta.

Piano Bar

Banda Engenheiros do Hawaii

Composição: Humberto Gessinger


"O que você me pede eu não posso fazer
Assim você me perde, eu perco você
Como um barco perde o rumo
Como uma árvore no outono perde a cor.

O que você não pode, eu não vou te pedir.
O que você não quer, eu não quero insistir.
Diga a verdade, doa a quem doer.
Doe sangue e me dê seu telefone.

Todos os dias eu venho ao mesmo lugar,
Às vezes fica longe, impossível de encontrar
Mas, quando o Bourbon é bom
Toda noite é noite de luar.

No táxi que me trouxe até aqui Willie Nelson me dava razão,
As últimas do esporte, hora certa, crime e religião.
Na verdade 'nada' é uma palavra esperando tradução.

Toda vez que falta luz,
Toda vez que algo nos falta
O invisível nos salta aos olhos,
Um salto no escuro da piscina.

O fogo ilumina muito por muito pouco tempo
Em muito pouco tempo, o fogo apaga tudo.
Tudo um dia vira luz.
Toda vez que falta luz
O invisível nos salta aos olhos.

Ontem à noite, eu conheci uma guria
Já era tarde, era quase dia.
Era o princípio num precipício.
Era o meu corpo que caía.

Ontem à noite, a noite tava fria
Tudo queimava, mais nada aquecia.
Ela apareceu, parecia tão sozinha.
Parecia que era minha aquela solidão".

Eu conheci uma guria que eu já conhecia
de outros carnavais com outras fantasias
Ela apareceu, parecia tão sozinha.
Parecia que era minha aquela solidão.

para ouvir a música:

http://www.youtube.com/watch?v=2d2IMtZYawc (versão 10.000 destinos ao vivo)

http://www.youtube.com/watch?v=oINcc413xIE (com o trecho final que foi retirado)


11 comentários:

  1. "Piano Bar" é perfeita!
    Verdade que eu nada sei de termos técnicos e tal!
    Mas sempre disse que música foi feita pra sentir!
    Humberto Gessinger é um verdadeiro poeta (um dos melhores que já lé e escutei)
    Essa música me lembra uma guria... Que foi fundamental em minha vida, pelo que sou hoje, sou grato a ela!
    Perfeito!
    Tá muito bom meu caro! Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o blog, é meu irmão mesmo!!!

    ResponderExcluir
  3. Sei que na verdade a interpretação é um dos pontos legais da música, mais no contexto geral basta analisar como um todo e ficará claro o que quer ser dito da música, eu como fan da banda posso dizer que de todas as músicas deles (até porque conheço exatamente TODAS, rs), Essa é uma das melhores, que taz mais emoção ao escutar.
    Indo para a parte da análise da música, o trecho: "o fogo ilumina muito por muito pouco tempo" pode estar falando do amor entre eles, o fogo da paixão, logo depois ele comtinua falando da LUZ, que assim como o fogo ilumina, mais essa luz ele trata da realidade, de uma pessoa que não vê mais o relacionamento como uma paixão que queima. E quando falta a luz, o invisível da escuridão salta aos olhos, fazendo com que qualquer coisa possa vir a nos atingir na quele momento, assim como o fogo, que queima rápido!

    Sinceramente acho que as músicas de Humberto são mais do que frases soltas, não é tão banal quanto pegar um pedaço e tirar o TODO! Uma frase completa a outra, é isso que chamamos de "música com letra", sei que até posso ter viajado mas é assim que entendo a música!

    Cara, parabéns pelo blog. Continue assim, gostei da iniciativa viu. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Opa! obrigado a todos vocês! não esperava que alguém realmente fosse ler hehehe. Hugo, vc não viajou não cara, tbm penso parecido a esse respeito, o legal da música que eu esqueci de colocar no post é que ela não repete, é um texto corrido.
    Mas uma vez obrigado! abração galera e até a próxima.

    ResponderExcluir
  5. Passando p/dizer que seu blog tá show, adorei... :)

    Bjs, *_*

    ResponderExcluir
  6. É complicado falar de interpretação de uma música, principalmente nessa década em que nos encontramos. É um ponto legal, como disseram acima, mas nem sempre é o utilizado. Às vezes a Imprensa 'atordoa' os possíveis ouvintes com suas críticas e observações na música, que torna fácil ouvir ou ler pessoas comentando a mesma coisa. Um exemplo disso está nessa música.

    É muito fácil formar um conceito onde um cara de cabelo e barba grandes, roupas largadas e aparentemente calmo usa ou usou drogas. Porque, ao meu ver, formar um conceito desses é no mínimo ignorar todo o trabalho de um artista.

    Mas, em uma sociedade que gira em torno da desconfiança como a nossa, isso acaba se tornando algo tolerável. Afinal, quem senão a crítica irá salvar nossos filhos dos shows repletos de drogas e sexo?

    Apreciar a música ao todo, é algo que deveria ser 'ensinado' para todo o mundo, mas infelizmente nem todos tem essa sorte.

    Graire, ótimo blog. Parabéns. ;DD

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o Blog Graire, parabéns msm cara!

    Humberto Gessinger, esse cara é um monstro, muito bom!

    "O fogo ilumina muito por muito pouco tempo
    Em muito pouco tempo" - Creio q nesse trecho Humberto quis passar a paixão (q ele senti, sentiu ou qlqr pessoa q queira se enquadrar senti) sentimento ARREBATADOR, no entanto passageiro, dura "muito pouco tempo."

    Parabéns pelo trabalho Boboy!

    ResponderExcluir
  8. kra é uma viagem interpreta uma música que não foi nem a gente que fez, mas mesmo assim expressamos sentimentos que talvez ela nem tenha mais que para nois esse sentimento interpreta a musica da vida da gente

    ResponderExcluir
  9. Essa música certamente fala sobre um relacionamento e o fogo que a paixão traz. Vejo como se ele estivesse entre um amor e uma paixão, quem sabe uma amante. É um delírio, porém com os pés no chão. Quando ele diz "O que você me pede eu não posso fazer
    assim você me perde, eu perco você", deixa óbvia nossa interpretação, mas como sabemos é de uma complexidade essa canção... e Quando ele diz " No início era um precipício..." só quem já viveu uma forte paixão sabe, é um vício, chega uma hora que te enlouquece..."depois virou um vício
    foi tão difícil acordar no outro dia..".

    Abraços,
    Lu*

    ResponderExcluir
  10. talvez possa tar fando de drogas sim, mas tal sensassao nao sentida por ele mas sim de uma visao externa de um amigo afundado nas drogas, mesmo quando seu baterista disse que a luz se apagou.

    ResponderExcluir