sexta-feira, 5 de março de 2010

A nebulosa ditadura





Eu tive um professor de geografia no primeiro ano do ensino médio que se chamava Sócrates (nome bastante sugestivo) que talvez tenha despertado em mim essa curiosidade por significado e mensagens em letras de músicas. O professor Sócrates não queria apenas nos ensinar sobre rochas, solo, ou população, ele sempre dizia que sua função era nos ensinar a pensar e não nos ajudar a decorar informações para passarmos em provas de colégio ou vestibular e assim levava várias músicas da de diversos compositores da época da ditadura. Pois bem, o post de hoje é sobre uma música que todos nós conhecemos, achamos linda e muito de nós apesar de termos a letra decorada talvez não a interpretamos de maneira correta (ou talvez de maneira nenhuma). O fato é que as palavras na música por vezes pode parecer soltas, meramente parnasianas, mas não são. Cada palavra na música de hoje é cheia de significado e metáfora para que pudesse passar despercebida pela censura ignorante e inculta que a ditadura (ainda mais inculta) por muito tempo nos impôs. Aliás, esses dias escutei um senhor se lamentando pelo fim da ditadura, enquanto esperava para ser atendido num consultório médico. Ele falava com um outro homem que na época da ditadura não tinha violência (vejam só) e as pessoas podiam dormir de portas abertas.
Bom se as pessoas podiam dormir de portas abertas eu realmente não sei, mas que havia violência nesse época isso eu posso garantir. A ditadura militar teve início em 1964 após um golpe militar que tirou o Presidente João Gulart do poder no dia 31 de março. Essa é uma das histórias mais contadas do Brasil. Naquela época jornalistas eram perseguidos, estudantes torturados e até hoje são inúmeros os desaparecidos. Havia uma polícia política especial chamada DOI-CODI que torturava e matava os que eram contrários ao regime do governo. Se isso não é violência eu não sei então que nome atribuir.
Voltando ao assunto da música hoje; vou fazer algo que ainda não fiz nas postagens anteriores, vou decompor a música trecho a trecho. Para isso é importante algumas explicações:
A rede globo apoiou a ditadura militar escondendo certos acontecimentos e tentando entreter através de sua programação. A ditadura impôs a todos uma grande amordaça e a única forma de expressão era através da música. Muitos artistas se refugiaram em outros países. Enfim acho que você já deve saber de que música eu estou falando. "O bêbado e a equilibrista" é uma composição de João Bosco e Aldir Blanc que foi imortalizada na interpretação de Elis Regina. A música foi muito bem interpretada pela cantora não apenas por sua técnica apurada e bela voz, mas porque Elis sabia exatamente o que estava cantando, sabia o significado e o peso de cada palavra proferida na canção. Vamos a ela:

O Bêbado e A Equilibrista

Elis Regina

Composição: João Bosco e Aldir blanc

"Caía a tarde feito um viaduto
E um bêbado trajando luto
Me lembrou Carlitos...

(O viaduto da gameleira em BH, obra do governo que desabou em cima de carros e ônibus matando muita gente porém, nada foi noticiado pela Globo. O bêbado representava os artistas em geral que eram contra o regime militar e ousavam levantar sua voz contra a ditadura)

A lua
Tal qual a dona do bordel
Pedia a cada estrela fria
Um brilho de aluguel

(a lua faz alusão ao símbolo arredondado da Globo que se colocou a favor do regime. As estrelas são os generais da época donos do poder. O brilho de aluguel eram as vantagens que a Globo e outros grupos tirava da ditadura)

E nuvens

Lá no mata-borrão do céu

Chupavam manchas torturadas
Que sufoco!
Louco!
(
As nuvens são uma metáfora aos torturadores, pois eram intocáveis e inalcançáveis. o mata-borrão do céu era o DOI-CODI. Os rebeldes eram as manchas, um erro na escrita que deveriam ser "apagados" e o sufoco louco eram claramente as torturas sofridas e mesmo assim alguns artistas não se calaram e faziam as irreverências assim como essa música)

O bêbado com chapéu-coco
Fazia irreverências mil
Prá noite do Brasil.
Meu Brasil!...

(uma metáfora bastante utilizada por artistas da época era comparar a ditadura com noite enquanto a volta das liberdades políticas era comparada ao amanhecer)

Que sonha com a volta
Do irmão do Henfil. (
O sociólogo Betinho conhecido no mundo pela "ação cidadania" estava fugido do brasil devido a ditadura, ele é irmão do cartunista Henfil)
Com tanta gente que partiu (
referência aos exilados)
Num rabo de foguete
Chora!
A nossa Pátria
Mãe gentil
Choram Marias
E Clarisses
No solo do Brasil...

(Maria é a esposa do operário Manuel Fiel Filho, morto sob tortura nos porões do DOI-CODI (SP) em janeiro de 1976 e Clarice era esposa do jornalista Wladimir Herzog também morto pelo DOI-CODI em outubro de 1975)

Mas sei, que uma dor
Assim pungente
Não há de ser inutilmente (
nenhum sofrimento será esquecido, nada vais sair de graça um dia haverá justiça)
A esperança...

Dança na corda bamba
De sombrinha
E em cada passo
Dessa linha
Pode se machucar... (
os artistas se arriscando a serem torturados e mortos por um ideal de liberdade política e democracia)

Asas!
A esperança equilibrista (
esperança de democracia que luta para não cair diante da opressão, ou seja o bêbado e a equilibrista são os artistas e a esperança da mudança)
Sabe que o show
De todo artista
Tem que continuar..." (
mesmo com todos esforços para calar a verdade é preciso lutar contra os opressores)

Com o regime a inflação aumentou e o poder de compra diminuiu, com isso os alimentos sumiram das prateleiras gerando as filas do feijão, do açucar, fila do gás, postos de gasolina fechados aos domingos e feriados e enquanto isso os brasileiros alienados assistiam o futebol e as novelas da globo e tudo que questionavam na época era: "Quem matou Odete Roitman?"

Bem, muita gente pode ter achado o post de hoje um tanto longo, mas tudo isso foi bastante resumido, o tema de hoje pode ser assunto pra uma vida inteira.

Abraço e até a próxima.

para ouvir "O bêbado e A equilibrista" clique aqui

14 comentários:

  1. Esse post tá de parabéns! Esclarece muitas pessoas que n têm acesso a esse tipo de informação. São com textos assim que fazemos a nossa parte, despertar a visão crítica dessa massa que vive alienada.

    ResponderExcluir
  2. Massa a ideia do assunto, ta de parabens mesmo.
    Mas no meu ponto de vistao comentarista conheceu só um lado da ditadura, o lado contado pelos veiculos de informação como: jornais, revistas, alguns livros e a tv, só que observação... todo veiculo de midia é influenciado por partidos politicos (ate hoje é claro) e sempre com intuito de benficios proprios.... a ditadua foi ruim... talvez para os jovens e o povo de hoje que não viveram nela, o problema da ditadura é apenas dois: o que eles "exageraram na dose" com relação a liberdade de expressão e que os militares não eram muito bons com relação aos assuntos economico de uma nação...

    ResponderExcluir
  3. Mas a questão é que ate hoje eu nunca vi ninguem que viveu na epoca da ditadura reclamar dela, e muito pelo contrario, falam muito bem, pois se vc ir a fundo vc vai perceber que nesta epoca foi em que o Brasil criou suas primeiras siderurgicas (extremamente necessaria para o desenvolvimendo de qualquer país, alavancado toda industria), nessa epoca quase todos os estudantes tinham acesso a universidade e o numero de intelectuais era altissimo para epoca, não existia violencia como hoje, ninguem ousava roubar ou fazer grandes corrupções (deve ser por isso que os politicos não gostaram da ditadura, sera? hehe) pq como todos sabem as "penalidades" eram serias (as torturas), mas o principal é que as principais obras de infra-estrutura do Brasil foram criadas na epoca da ditadura, desde Itaipu, pontes e ate as principais rodovias (primeira coisa necessaria para evolução de uma nação, o EUA é o que é economicamente pq acertaram muito bem nisso no começo).

    ResponderExcluir
  4. Mas é logico que o principal ponto que o militares erraram e exageraram foi com relação a liberdade de expressão, mas pq? pq eles encaravam (como qualquer país em guerra encarra) que qualquer manifestação contra o governo militar crescesse e se tornasse em uma guerra civil, dai seria mais dificil de lidar e conter, então a intensão era cortar o mal pela raiz... só que eles cortaram a raiz ate de mais.
    E tb tem outra coisa, os que lutavam conta o governo não eram os pobres e oprimidos, mas sim os estudantes universitarios mauricinhos, a grande maioria com as mentes ligadas a veiculos da midia polemica.

    ResponderExcluir
  5. E hoje, como é com a nossa "liberdade"? Os jovens de hoje não são manipulados pela midia? os jovens de hoje não seguem em sua maioria as roupas, cortes de cabelos e habitos consumistas de gente da da midia?
    A ditadura acabou, e olha só como esta nossa patria hoje... analise sinceramente.... FHC vendeu a preço de bananas as principais empresas nacionais para grupos internacionais, desestruturando a base industrial nacional, os partidos politicos lutam por interesses proprios disputando quem desvia mais, a constituição federal foi alterada por esses politicos partidarios de modo quase impossivel (na realidade da ate para considerar impossivel) de ser revertido democraticamente, assim facilitando atos corruptos e impossibilitando mudanças democraticas, de modo que a "livre" democracia brasileira é conseiderada uma das mais RIDICULAS do mundo, pq de democracia não tem nada, e alem disso ela é sustentado principalmente pela desinformação e a banalidade mental da maioria da população, que perdeu sua cultura (na epoca da ditadura, se ouvia MPB com letras inteligentes e Marchinhas de Carnaval, e hoje? Dança do Creu? RAP dos manos? (rap não é fruto da cultura norte americana como o basquente?)), e os anseios sociais? Você não será aceito se não tiver um Nike, Camisas e Calças de grife, Carro rebaixado e preparado para pegar uma Highway, e o som tem que dar para ouvir melhor fora do carro do que dentro, isso tudo não é IDIOTA??? Cade a Cultura Nacional??? Cade os musicos nas praças? o teatro? as poesias? alguem sabe?
    Tudo isso sem contar o assalto grigo com suas "ONGS" que roubam nossas riquezas naturais (incluindo OURO e DIAMANTES) e a cultura medicinal indigena.
    A real é que essa é a palhaçada atual que os "expertos" que foram na onda dos grandes conseguiram com a Democracia.
    Não adianta... o povo brasileiro, (infelismente e principalmente hoje) não sabe ser democrata e o pouco habito que tinha de democracia ja não existe mais.

    Desculpe a sinceridade, mas estudem e analisem com sinceridade e com os seus proprios olhos.

    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  6. Bom, em partes, concordo com os dois. O meu amigo Diego piá, meio que "fechou os olhos", em relação as torturas e as coisas horríveis (violência), que as pessoas sofriam. Se eram mauricinhos ou não, não me importa, não concordo com nenhum tipo de violência, eles exageram e muuuito na dose. Assim como o Graire disse, se isso não é violência, eu não sei que nome atribuir a isso...
    Agora, é correto afirmar que muitas obras de infra-estruturas foram criadas nessa época, mas isso não é mais importante do que a violência que as pessoas sofriam. Não acho... Tem gente desaparecida até hoje, e tem gente inocente no meio de tudo isso, famílias destruídas. Sinceramente, isso é muito mais triste, o valor da família é muito maior que tudo isso na minha opinião.

    Sem mais.

    ResponderExcluir
  7. Bem... toda a mídia da época que falasse mau do regime era fechado, muitos jornais foram incendiados, será que para podermos ter todas as obras de infra era preciso matar e torturar estudantes e outros inocentes simplismente porque não concordam com uma mesma opinião, se hoje vivessemos na ditadura com certeza a essa altura todos nós estariamos sendo torturado por discutir a seu respeito. Não se vê hj alguém que tenha vivido na época reclamar porque os que reclamavam foram silenciados, Os "mauricinhos" protestavam pq os pobres tinham menos acesso a informação na época do q hj. Mas mesmo assim outros de família pobre reclamaram e protestaram e por isso foram torturados e exilados, tais como Caetano Veloso, Gilberto Gil dentre outros... Chico Buarque escapou das torturas porque era de família rica. (sorte a dele). O Brasil nunca esteve em guerra. Hoje não é apenas nossa música que está defasada e ainda existem muitos pontos de cultura espalhados pelo Brasil só que hoje ninguém apanha pq toca funk ou brega, hj a massa alienada é "comandada" pelo poder simbólico e não mais pelo poder coercitivo.

    e não se desculpe, este espaço é para se falar o que se pensa sem sensura... ninguém aqui vai sofrer retaliação hehehe

    ResponderExcluir
  8. Esse post so ressalta a importancia da arte, da música e da cultura, como forma de sobrevivência em tempos de guerra e de paz! parabéns pelas palavras bastate elucidativas sobre o contexto histórico e social da ditadura!

    ResponderExcluir
  9. NossA! Eu escrevi censura com "S" !!! e simplesmente eu escrevi siplismente!! Meu Deus! desculpem a todos pessoal eu ainda sei escrever viu, foi só um pouco de falta de atenção hehehe

    ResponderExcluir
  10. Pow Graire, foi mal a demora!
    Ta ducaramba o blog!

    ResponderExcluir
  11. Tema da porra velho!
    Agora eu tou achando que "diegopresidencia" q nos convecer q a ditadura avança países, tipo: Se ñ houvesse a ditadura no Brasil ñ teriamos avançado industrialmente? aff
    Ditadura só serve para nos oprimir, com a ditadura ñ apenas perdemos a liberdade de expressão. Qnd o sistema ditatorial estar em vigor a população (nós) passamos a viver de modo artificial, ficamos abandonados na desgraça, sem direito de escolha. Eles ditam as regras, nós apenas devemos abaixar a cabeça e obedecer.
    Hj em dia o interesse dos “grandes” é imposto de forma sutil, fazendo o pensamento do povo se resumir a algo imbecil. A ditadura hj em dia está na televisão: ditando as regras, contaminando a nação! -> Alienação, ainda vivemos aquela velha escravidão.

    Continua ae Graire...
    abraço

    ResponderExcluir
  12. Esse post me lembrou um filme: "Batismo de Sangue"
    O filme é muito bom, excelente...
    Mostra um pouco o que os Liberalistas e a Ação Libertadora Nacional sofreram nas mãos da polícia e das forças armadas, tudo pela democracia e a liberdade de ideias. Fato é: O ser humano é cego por poder, quando o tem nas mãos faz de tudo para não perder esse poder, isso é o primeiro sinal de medo e covardia. Também me lembrou as Cruzadas da Igreja...
    A ditadura foi uma época de lixo para o Brasil, mas serviu de aprendizado, falando de evolução humana... Pena que alguns ainda não acompanharam essa evolução, como mostra em alguns comentários desse mesmo post... tsc tsc

    ResponderExcluir
  13. "A Democracia, já disseram, é o pior dos regimes ... mas ainda não encontraram outro melhor."
    Por tudo o que lhes é mais sagrado, com todos os erros e desvios do nosso curto caminho rumo à Democracia, ninguém pode ter saudade de qualquer ditadura. Nelas, o pensamento oficial é a única e absoluta verdade, e todos os que dele discordam são perseguidos. Assim é a História. A alienação de hoje é um subproduto da desestruturação da educação no país, o que, sinceramente não foi plantado nas últimas décadas ... Como já dizia Cecília Meirelles, " Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, não há ninguém que explique e ninguém que não entenda." As ditaduras, a História tem mostrado fartamente, são autofágicas.

    ResponderExcluir
  14. "A Democracia, já disseram, é o pior dos regimes ... mas ainda não encontraram outro melhor."
    Por tudo o que lhes é mais sagrado, com todos os erros e desvios do nosso curto caminho rumo à Democracia, ninguém pode ter saudade de qualquer ditadura. Nelas, o pensamento oficial é a única e absoluta verdade, e todos os que dele discordam são perseguidos. Assim é a História. A alienação de hoje é um subproduto da desestruturação da educação no país, o que, sinceramente não foi plantado nas últimas décadas ... Como já dizia Cecília Meirelles, " Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, não há ninguém que explique e ninguém que não entenda." As ditaduras, a História tem mostrado fartamente, são autofágicas.

    ResponderExcluir