quarta-feira, 28 de julho de 2010

Admirável gado novo!

Nasce em Brejo do Cruz - PB no terceiro dia do décimo mês do ano de 1949 José Ramalho Neto. Hoje 61 anos depois e já conhecido como Zé Ramalho ele empresta (mesmo que sem ter ciência) uma de suas músicas para ser analisada aqui no musicaos. Antes de revelar de qual música se trata (apesar de desconfiar que vocês já sabem) vou desmistificar para vocês uma lenda que cerca uma outra música sua (aliás o que não falta nas músicas deste poeta é mistério). Avôhai. Muito se fala a respeito da música em que o Avôhai (1977) é Raimundo avô de Zé Ramalho que foi homenageado pelo cantor, nada mais justo. Porém muitos outros falam essa história não é verdade e que o próprio Zé Ramalho já haveria negado essa lenda. Pois bem caro leitor, o velho de botas e barbas longas que cruza a soleira é mesmo o seu Avô Raimundo, seu avô e pai. Seu Avôhai. você pode conferir a informação no site oficial do artista clicando aqui. E já que estamos falando em lenda sobre as músicas de Zé Ramalho aqui vai mais uma; existe uma história que a canção composta por Zé chamada "força verde" (do disco de mesmo nome lançado em 1982) foi toda retirada das orelhas (aqueles quadrinhos que narram as histórias dos gibis) de uma história em quadrinho de Hulk. Isso mesmo, Hulk. existem boato de que Zé Ramalho (fã assumido de quadrinhos) teria assumido ter "copiado" a poesia do Irlandês W. B Yates e só não teria dado crédito, pois não saberia como fazer para incluir o nome do "parceiro" a versão em português foi publicada no Brasil em 1972 no gibi Hulk #1 publicado pela GEA. Outra versão (parecida) que se comenta é que o cantor teria achado a poesia sem créditos na história do incrível Hulk (¬¬). Essa eu realmente não sei. não há nada a respeito no seu site oficial (rs).
Enfim, a música de hoje não é Avõhai e nem Força verde. Hoje falaremos de "admirável gado novo" música, inpirada no livro Brave new world escrito em 1932 por Aldous Huxley. O livro faz uma reflexão a respeito de uma sociedade que vive num hipotético (deveria colocar aspas) futuro onde as pessoas são conduzidas (como gado) a viverem em harmonia numa sociedade organizada por castas os valores religiosos e conceito da família não existe (achou familiar?). A músicaexplodiu em 1997 devido a inclusão da canção em Rei do gado, novela da TV Globo.
Essa música me chama atenção, sempre quis colocá-la aqui, mas só agora resolvi postar. a letra como um todo (na minha opinião) se refere ao prazer e a necessidade em que a massa alienada tem de pertencer a essa mesma massa, de poder ser, de certa forma dominada pelo "sistema" consumindo tudo o que o capitalismo selvagem nos oferece. Tá, eu sei, pareceu meio discurso de socialista clichê, mas não encontrei outra forma de expressar claramente o que percebo na letra, pois vamos deixar as metáforas com Zé Ramalho. Então para resumir essa minha percepção o refrão é perfeito "vida de gado, povo marcado, povo feliz". Tratados como números pelo "sistema" (xi... lá vem o comunista socialista, esquerdista, anarqusita...) andando em linha reta cegos pela própria alienação o povão é feliz porque te um número de CPF, RG e tantos outros documentos que permitem a massa fazer parte de uma sociedade, que os permite ter crédito na praça e comprar a perder de vista. "30, 60, 90 ,120 dias pra pagar!" "Quer pagar quanto?" "Quer pagar quando?"


Admirável gado novo (Zé Ramalho)

Vocês que fazem parte dessa massa
Que passa nos projetos do futuro
É duro tanto ter que caminhar
E dar muito mais do que receber...

E ter que demonstrar sua coragem
À margem do que possa parecer
E ver que toda essa engrenagem
Já sente a ferrugem lhe comer...

Êeeeeh! Oh! Oh!
Vida de gado
Povo marcado
Êh!
Povo feliz!...

Lá fora faz um tempo confortável
A vigilância cuida do normal
Os automóveis ouvem a notícia
Os homens a publicam no jornal...

E correm através da madrugada
A única velhice que chegou
Demoram-se na beira da estrada
E passam a contar o que sobrou...

Êeeeeh! Oh! Oh!

Vida de gado
Povo marcado
Êh!
Povo feliz!...

Oooooooooh! Oh! Oh!
O povo foge da ignorância
Apesar de viver tão perto dela
E sonham com melhores tempos idos
Contemplam essa vida numa cela...

Esperam nova possibilidade
De verem esse mundo se acabar
A Arca de Noé, o dirigível
Não voam nem se pode flutuar
Não voam nem se pode flutuar
Não voam nem se pode flutuar...

Êeeeeh! Oh! Oh!
Vida de gado
Povo marcado
Êh!
Povo feliz!...

ouça admirável gado novo aqui

Obrigado a todos, abraços , comentem e voltem sempre.

13 comentários:

  1. "...lá vem o comunista socialista, esquerdista, anarqusita..." é ótimo!
    O Ricardo agora é fã de blog, twitter, tumblr e afins. Então estaremos sempre acomapanhando!
    BGSS.

    ResponderExcluir
  2. Sempre pensei no "povo feliz" pela simplicidade característica do mesmo...
    Mas é uma visão a ser analisada!
    As músicas de Zé Ramalho são excelentes, não muito o que discutir! Com seus mistérios e fantasias, ele atingi em cheio o âmago de cada um de nós a seu modo!

    ResponderExcluir
  3. Adoro essa música, dentre tantas outras de Zé Ramalho. Concordo plenamente que essa música trata do sistema, alienação e afins. Boa escolha! Posta depois uma de Djavan, Açaí :)hehehehe

    ResponderExcluir
  4. Concordo com Jey quando ele diz que as músicas de Zé (apelido carinhoso, rs) são excelentes. Gostei da tua visão em relação Admirável Dado Novo, é de se refletir, mas acho que é nessa linha de raciocinio mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Do meu ponto de vista chega a ser óbvio o que o autor deseja expressar. É lógico que ele fala da alienação a qual vivemos, do controle que o sistema tem sobre nós. Do quanto nós temos que nos doar para o mesmo e receber tão pouco em troca. Somos apenas gado, somos apenas números. No entanto Zé Ramalho diz na canção que sonhamos com melhores tempos idos, mas contemplamos essa vida numa cela. O que fazer então para sair dessa cela? E contemplar realmente a vida lá fora. A outra opção é viver BEM dentro da cela. Do tipo: "Não queremos a verdade, só queremos ser felizes!"

    Post MASSA!!! Sr. Comunista Socialista Esquerdista Anarqusita.

    ResponderExcluir
  6. Engraçado e inteligente quando ele fala "Vocês que fazem parte dessa massa". Se anula, se exclui e critica. Como um mero observador da realidade a contempla e depois parece que de tanto observar também se entende parte de tudo. Fantástico!

    Parabéns pelo post!
    Abraços,
    Paty X

    ResponderExcluir
  7. Essa música tem dois tipos de personagens. Primeiro, retrata o brasileiro sofrido e em segundo, o brasileiro alienado, que mesmo com seus problemas e dilemas da vida, são felizes.

    Vida de gado porque faz na 1ª estrofe, alusão ao vaqueiro, homem de campo, que com dificuldades, pouco recursos de educação, dinheiro, sobrevive e é feliz. É guerreiro, batalhador, mas está limitado ao seu espaço. Não tem muitas perspectivas de crescimento.

    A segunda estrofe retrata o homem urbano, cheio de possibilidades de crescimento, conhecimento, mas não utiliza isso.É ignorante, alienado. Têm oportunidades, mas nada fazem para a vida ser diferente. Prefere as dificuldades, se isolar no seu próprio mundo e assim viver uma vida de gado, guiado por outros, sem querer mudar seu destino.

    Bom post.

    ResponderExcluir
  8. Irrááááááá! Onde deixei o meu forcado e meu braseiro? hahahaha

    Essa música realmente é muito foda.
    Vale lembrar, que quando ele cita a "Arca de Noé", parece muito que ele citou a esperança do brasileiro, que voa alto e ao mesmo tempo está sempre em baixa com as crises de nosso 'querido' País.

    Pena que não encontro nada sobre o famoso 'Soma' do fabuloso livro do Huxley. Lembrou até que tenho de sequestrá-lo da estante de meu pai e remendá-lo. kkkkkkk

    Abração. \o Let's Horror!

    ResponderExcluir
  9. Ahhhhhhhhh... Pois é... Achei muito familiar... Por mais que muita gente bata o pé e diga o contrário, é fato de que somos alienados (em proporções diferentes clarooooo)... Mas todos temos um pouco de consumista dentro de nós... Somos levados por propagandas e publicidades e afins.
    A música é muitooooooooooooo legal e cabe perfeitamente em vários momentos e situações do cotidiano brasileiro.

    Faaaaalow!
    o/

    ResponderExcluir
  10. Acho que a "arca de noé, o dirigivel que nem voa e nem pode flutuar é o fato "de não termos a capacidade" de mudar esse "sistema" , pois antes ele fala "Esperam nova possibilidade
    De verem esse mundo se acabar"
    Ou seja, de mudar a estrutura atual, de sairem da prisao, do sistema fálido que já está enferrujando ("E ver que toda essa engrenagem
    Já sente a ferrugem lhe comer..."). Cada vez que eu escuto a música, mais da vontade de comentar a respeito dela hehehe...

    Obrigado a todos mais uma vez, abraço e continuem comentando!

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Quando vi esse titulo.... pensei em uma parodia... mas com um texto até interessante!
    Muito bom o blog! Parabens!

    ResponderExcluir
  13. Somos controlados todo o tempo, há quem diga que não obedece ao sistema...Probe tolos...É inútil remar contra a maré, óbvio que vc pode não aceitar certas coisas, alguma imposições cretinas, mas a grande verdade é que aonde a manada for nos iremos juntos...Fazemos parte dela!ê vida de gado...

    ResponderExcluir