quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A tropa, o calibre e o sistema



Ontem fui com a minha mulher ver tropa de elite 2, cujo subtítulo (apesar de não ter gostado por achar didático demais e pouco criativo) é "o inimigo agora é outro". E a minha cabeça explodiu! Sou fã (alias muito fã) do primeiro filme, realmente acho um grande filme tanto no que se diz respeito a temática quanto a produção técnica e artística do filme e o que eu vi ontem fui um filme extremamente superior ao primeiro que já era com o perdão da palavra; foda. O tropa 2 trás assuntos mais complexos e bem aprofundados sobre a realidade do (mundo) Brasil tendo como plano de fundo a cidade do Rio de Janeiro e também uma maior humanização ao personagem do, agora Coronel, Nascimento (carinhosamente conhecido como Chuck Norris brasileiro) além de mais uma vez com muita inteligência trazer uma importante reflexão sobre direitos humanos, ética, sobre os dois lados da moeda, dentre outras coisas e até certas desconstruções sobre algumas "verdades" tanto no micro quanto no macro ambiente... enfim antes de começar a viajar demais vou falar um pouco da música de hoje (afinal esse ainda é um blog de música rs...). Não a música de hoje não é do Tihuana e tão pouco o funk de Mc Cidinho e Doca (nós já sabemos que o Morro do Dendê é ruim de invadir) fiquem sossegados. A música de hoje é "O Calibre" dos Paralamas do Sucesso (do disco Longo Caminho - EMI music 2002) que integra a trilha sonora do filme . É curioso porque essa já seria a próxima música do blog por alguns motivos simples, um deles é que sou fã dos paralamas desde sempre e quando a música foi lançada em 2002 logo após o acidente do Herbert (para mim um dos melhores letristas vivo) eu pirei e não parei de escutar durante um bom tempo. É bem verdade que se não tivesse assistido ao filme ontem com certeza esse post só sairia em janeiro ou até mesmo depois do carnaval (considerando a falta de freqüência das postagens... erro meu, eu sei, mas dessa vez não vou prometer nada rs...) e esse incentivo do filme também me trouxe melhor esclarecimento sobre a letra da música, que possui em ótica bem maior do que a que eu enxergava. O filme fala sobre o sistema de uma forma simples e clara, ideal para quem não conhece ou acredita começar a refletir a esse respeito, o trafico e as milícias sustentam os políticos, que sustentam empresários e assim por diante até o topo da cadeia dominada por um pequeno e anônimo grupo. O sistema está em toda parte em tudo, e isso também é exemplificado no filme quando a milícia se instala na favela. Água, Gás, Luz, TV a cabo (clandestina) tudo passa ser dominado pela milícia, pelo sistema...
Mas voltando a música (que surge nos créditos do filme) o trecho que mais me chamou atenção e que mais se encaixa no filme fazendo todo o sentido é "E a vida já não é mais vida /No caos ninguém é cidadão / As promessas foram esquecidas / Não há estado, não há mais nação sendo completada por Perdido em números de guerra / Rezando por dias de paz / Não vê que a sua vida aqui se encerra / Com uma nota curta nos jornais
esse fragmento da música é quase como um resumo do filme. quanto ao sistema meu amigo Rafael Paz tem um blog dedicado a ele (um pouco radical é verdade, para os que não estão acostumados com o tema pode ser chocante ou motivo de piada mas vale conferir) e com vocês a realidade descrita por Herbert e os Paralamas.


O Calibre
Paralamas do Sucesso


Eu vivo sem saber até quando ainda estou vivo
Sem saber o calibre do perigo
Eu não sei d'aonde vem o tiro
Por que caminhos você vai e volta?
Aonde você nunca vai?
Em que esquinas você nunca pára?
A que horas você nunca sai?
Há quanto tempo você sente medo?
Quantos amigos você já perdeu?
Entrincheirado, vivendo em segredo
E ainda diz que não é problema seu
E a vida já não é mais vida
No caos ninguém é cidadão
As promessas foram esquecidas
Não há estado, não há mais nação
Perdido em números de guerra
Rezando por dias de paz
Não vê que a sua vida aqui se encerra
Com uma nota curta nos jornais
Eu vivo sem saber até quando ainda estou vivo
Sem saber o calibre do perigo
Eu não sei d'aonde vem o tiro 
Para ouvir clique aqui
Mais uma vez muito obrigado a todos, não deixem de comentar, assistam ao tropa 2 e até a próxima.


8 comentários:

  1. _____Entrincheirados_____

    Do filme não tem nem o que dizer, é do cara...mba! Otimamente ótimo.

    Na música nunca tinha prestado atenção, confesso. Mas agora olhando mais de perto...
    Não é a toa que tá na trilha.

    Bjs :* :)><

    ResponderExcluir
  2. Cara, o que dizer dessa nossa sociedade, hein?Eu senti um misto de tudo nesse filme, de esperança e ao msm tempo de descrença.Por saber que ainda existem pessoas, mtas vezes consideradas como utópicas(esquerdistas), mas que lutam contra a grande massa que nos arrasta, nadam contra a corrente...É trági co perceber que no Brasil tudo é interesse, tudo é troca de favor.É foda transformarem direitos que são nossos em favores partidários.E ainda vendem uma imagem que a polícia é eficaz, têm melhorado...Vou ser bem sincero e pode até ser radical, não sou a favor da maneira cmo o BOPE age, se aquela maneira que eles mostram no filme for realmente a verdadeira, sou a favor dos direitos humanos sim e pra todos.Marginais ou não.Acho que não é dessa forma que resolvemos os problemas do tráfico no Brasil, com torturas e crueldades.O papel da polícia é prender, a partir daí o papel é do estado que se deve se encarregar de transformar monstros em pessoas mais dignas.Fácil?Não, não tô dizendo que é...Mas tem de ser feito com uma ação conjunta da sociedade e não apenas de uma polícia "superpreparada".

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Não gostei do primeiro Tropa de Elite quando assisti pela primeira vez(inclusive nem o vi por completo). Mas o segundo filme, pra mim foi mais interessante; disse muitas coisas com uma forma de "abordagem" bastante distinta do primeiro filme. O segundo filme me agradou bastante, entretanto reconheço a importância do primeiro Tropa para esse segundo. O primeiro chocou logo de início, o segundo explicou melhor todo processo e o que acontece realmente nele.
    Confesso que Tropa de Elite 2 influenciou de alguma maneira na escolha do meu voto nesse segundo turno.

    ResponderExcluir
  5. A Tropa > Muito bom, fui na estreia.. fiquei simplesmente com os olhos pregados no telão.

    O Calibre > No caos ninguém é cidadão.

    e O Sistema > É FODA!

    ResponderExcluir
  6. Depois de ouvir tantas críticas positivas sobre "Tropa de Elite 2" eu já estou ficando quase louca porque ainda não fui assistir. Adorei a letra da música que, realmente, parece se encaixar perfeitamente no enrredo do filme.

    ResponderExcluir
  7. Vi o filme, muito bom. Sobre o sistema, uma coisa é lê sobre ele, outra é vê-lo em imagens e sons. Vi muita gente deprimida após o filme, muitos se perguntavam: será que é assim mesmo? Segundo o diretor, ele disse que não, afirmou que o longa é uma ficção, disse que a realidade do Rio é bem pior.
    Sistema osso duro de roer, pega um, pega geral e já pegou vc.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Muito boa essa tua postagem. Conhecia a música, não havia como não conhecer, principalmente quando se tem um amigo fã que adora escutar e tocar né hehehe mas nunca havia prestado a atenção de verdade na letra.
    Tropa 2 foi uma evolução extraordinária do primeiro. A concepção de pensamento da personagem (Nascimento) mudando e se descobrindo envolvido numa trama muito mais ampla, perigosa e complexa.
    O filme expõe (de forma ficticia) a realidade das politicas brasileira, principalmente nos anos das eleições e o sitema das milicias. Sinceramente, quem já procurou saber sobre as CPI's que ocorrem no Brasil por inteiro? São poucos. E o filme mostra apenas, uma parte da realidade brasileira.
    Parabéns Grairinho, tu sabe que sou tua fã desde pequenininha hehehe
    Beijos

    ResponderExcluir