domingo, 2 de outubro de 2011

A banda

Salve galera! Depois de muito tempo jogado ao acaso, resolvi postar outra vez. Faz tempo que queria postar uma música de Chico Buarque, mas sempre que pensava me vinha uma pergunta que, apesar de simples, não era nada fácil de responder. Qual? Afinal são tantas (pra não dizer todas) obras primas que o senhor Buarque de Holanda possui que francamente não foi fácil optar por uma. Enquanto amadurecia a ideia da postagem fiz uma triagem até chegar na música que iria postar. Havia escolhido duas finalistas para delas tirar a vencedora rsrsrs, porém acabei optando por uma outra que não estava no páreo. Primeiro pensei em postar "Angelica" (calma, não é a do taxi. Não consegui não fazer essa piada infame, perdão.) por ser uma canção que ele fez para sua amiga Zuzu Angel, estilista que perdeu um filho para a ditadura e então percebeu a realidade de opressão da mesma e passou a combatê-la. A música fala da dor da perda da mãe que se quer teve o direito de enterrar o filho que depois de torturado e morto teve seu corpo jogado ao mar. A outra música era a genial "Cálice" que também fala da ditadura. A letra é fantástica e muito bem construída em cima de um duplo sentido só não claro para os censores da ditadura, além de brincar com a fonética (cale-se) o cálice também se refere as mão presas na algema que fazem um formato de cálice. Enfim, é uma das minha favoritas. Porém eu "estava a toa em casa e o meu amor me chamou" para almoçar com minha filha. Entramos no carro e quando eu liguei o som, havia um cd do Chico e a música que começou a tocar foi "A banda" tamanha foi minha surpresa quando minha pequena de três aninhos começou a cantar a música inteira! E durante todo o caminho cada vez que a música acabava ela pedia para tocar outra vez. Então depois do fato não poderia postar outra música que não fosse 'A banda'. Vamos a ela:

Na minha humilde opinião Chico Buarque faz uma metáfora e um paralelo com a banda. Tempos atrás, era de costume nas cidades do interior que com a chegada de um circo na cidade, a banda do circo e toda a trupe entravam tocando passando pela praça dessas cidades trazendo alegria e uma certa fuga da rotina para os moradores. Chico dialoga com isso porém no auge de sua perspicácia trata a banda como a própria ditadura. A música foi escrita nos anos 60, início da ditadura. E no início sobretudo havia ainda uma certa inocência do povo em acreditar que a ditadura seria algo de positivo, mais do que isso havia uma preocupação maior do governo em transparecer que de fato seria. Por isso a banda retratada na letra da música significa a propaganda nacionalista da ditadura e suas falsas promessas. A ideia de tratar a ditadura como uma banda é muito boa, pois como bem sabemos além de banda de circo, as bandas marciais também desfilam nas ruas das cidades em ocasiões consideradas especiais. Ou seja um disfarce para passar pela censura e uma pista para os próprios censores de que a música falara deles. Genial.

A banda
(Chico Buarque)


Estava à toa na vida
O meu amor me chamou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
A minha gente sofrida
Despediu-se da dor
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
O homem sério que contava dinheiro parou
O faroleiro que contava vantagem parou
A namorada que contava as estrelas parou
Para ver, ouvir e dar passagem
A moça triste que vivia calada sorriu
A rosa triste que vivia fechada se abriu
E a meninada toda se assanhou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
Estava à toa na vida
O meu amor me chamou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
A minha gente sofrida
Despediu-se da dor
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
O velho fraco se esqueceu do cansaço e pensou
Que ainda era moço pra sair no terraço e dançou
A moça feia debruçou na janela
Pensando que a banda tocava pra ela
A marcha alegre se espalhou na avenida e insistiu
A lua cheia que vivia escondida surgiu
Minha cidade toda se enfeitou
Pra ver a banda passar cantando coisas de amor
Mas para meu desencanto
O que era doce acabou
Tudo tomou seu lugar
Depois que a banda passou
E cada qual no seu canto
Em cada canto uma dor
Depois da banda passar
Cantando coisas de amor
Depois da banda passar
Cantando coisas de amor...
(essa última estrofe deixa claro o que foi dito acima. Antes não havia cada qual no seu canto e nem dor em cada canto, mas depois que a "banda" passou a dor e o medo passou a ser cotidiano)
Então é isso espero que vocês comentem e deem sua visão a respeito da letra. Peço desculpas pela demora, porém não vou mais prometer tentar não demorar entre uma postagem e outra porque sempre que prometo demoro mais, então o máximo que posso fazer é prometer não prometer mais nada rsrs. Abraço a todos!

10 comentários:

  1. É genial descobrir essas coisas. Eu não fazia ideia que essa música era um protesto contra a ditadura. Mas vindo do mestre Chico Buarque, não poderia ser diferente. Eu não conheço a discografia dele, mas você despertou em mim o interesse de buscá-la. Valeu.

    ResponderExcluir
  2. Muito foda essa música! Genial, tem uma letra muito fácil, muito dócil, bem "single". Quem conhecia o Chico na época, já era de se esperar que rapadura é doce, mas não é mole não. Fico parada pensando sobre o que eu poderia dizer sobre as composições dele... Não sei dizer. É uma das coisas que eu mais gosto na minha vida; ter o prazer de ouvir toda a obra dele vez ou outra, e me deparar com o encanto que só ele trás. Nada nas composições e nas melodias das músicas dele é por acaso, cada nota, cada letra tem uma representação. Ando a disseminar por aí minha paixão por ele, que já contagiou meu marido, minhas irmãs, meus amigos...
    Sou Chicólatra até não querer mais!!!

    "Apesar de você
    Amanhã há de ser outro dia
    Você vai ter que ver
    A manhã renascer
    E esbanjar poesia..."

    Pra eu ficar mais feliz, só se esse post virasse mesa redonda!
    Nem precisa falar que eu amei isso né?
    Té!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Muito massa Grairinho, cara ficou show
    Esse ano conheci bastante sobre a obra de Chico e o que percebi que TODAS as musicas são dele, hehehheh, tô brincando, mas o cara fez musica pra caramba, e é uma melhor que a outra.
    As músicas do Chico Buarque são fodas de tocar, porém tem uma vantagem, a musicalidade, as sequências de acordes são muito fodaaas e quando vc pega o ritmo dos acordes, fica gostoso de tocar, o leque de composições do Chico é infinito!!
    Meu irmão, grande saudade sua e de nossa 'A banda', qndo chegar vamos tocar um pouco de Chico tbm, tô pegando umas músicas aqui pra gente tocar.
    Grande Abração e seu blog é muitoo massaa!!comgratuleishon!!! heheheh...
    by Ricardinho.

    ResponderExcluir
  6. Excelente post, cara.

    É bom saber que ainda existe no Brasil cantores talentosos, inteligentes e de humor ácido, como o Chico sabe fazer.

    Tratar esses assuntos na época da ditadura foi um ato corajoso e um convite ao protesto, que deveria ser feito.

    Infelizmente, não temos artistas deste porte há muito tempo, mas a esperança nunca morre!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Excelente post, cara.

    É bom saber que ainda existe no Brasil cantores talentosos, inteligentes e de humor ácido, como o Chico sabe fazer.

    Tratar esses assuntos na época da ditadura foi um ato corajoso e um convite ao protesto, que deveria ser feito.

    Infelizmente, não temos artistas deste porte há muito tempo, mas a esperança nunca morre!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Pão e circo pro povo, sempre foi assim, né?Velando interesses, desviando focos e trazendo um ar de normalidade a um momento nada "normal" vivido pela sociedade brasileira.Chico faz isso de forma genial como vc msm cita, criando metáforas únicas e protestanto à sua maneira contra a opressão imposta pela ditadura.Tá massa o blog!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Sou suspeita para dizer que adorei o post, adoro todos!
    Chico Buarque é um danado na música, cada obra dele é lapidada e poetizada de uma maneira fantástica! Surpreendo-me sempre com a sutileza de cada letra. Mas o mérito aqui não é só dele, ele realmente "se garante" no que faz, mas vc tb!
    Excelente interpretação!
    Xêro!!!

    ResponderExcluir
  10. As músicas do grande Chico Buarque realmente são demais cara, com suas letras cheias de duplo sentido - indo de contra a ditadura, sistema governamental na época que escreveu a maioria das suas letras, creio eu.

    É bastante interessante a maneira pela qual o Chico Buarque tenta esclarecer a população sobre a opressão que sofremos do governo, o controle que eles impõem, e a forma IMBECIL pela qual nós aceitamos tais distorções em nossa "liberdade".

    ps.: um curtir(y) para o comentário de Igor.

    ResponderExcluir