quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Açaí que eu quero ver...

Djavan Caetano Viana é natural de Maceió - AL, nasceu em 27 de janeiro de 1949 e construiu uma carreira de sucesso devido a seu talento tanto quanto músico como compositor. Suas canções cheias de swing e ritmo tem também letras encantadoras e por certos momentos um tanto quanto rebuscadas e complexas. Pois bem, seus arranjos não são diferentes (quem ao menos arranha um pouco de violão sabe bem do que eu estou falando) e por isso a música que veremos hoje é de um esmero profundo tanto na melodia, arranjos e afins, quanto na letrra. Açaí ficou conhecida em 1981 na voz de Gal costa (naquele ano e no seguinte Djavan ganhara o prêmio de melhor compositor da Associação Paulista dos Críticos de Arte). Essa canção desperta curiosidade à maioria das pessoas que a escutam e hoje, a pedidos, é ela que vamos (ao menos tentar) decifrar. Então, para mim a letra refere-se a solidão, ao sentimento de tristeza por se está só, ou por não está com quem se quer está. "Mas por que?" Você pergunta. Bem, não apenas pelo fato da música começar com a palavra "solidão" (rs) mas por todo o resto também. Vejam, a letra é bem curta e ainda assim de certa forma complexa. Djavan usa palavras rebuscadas e também faz uso da liberdade poética de forma parnasiana para aperfeiçoar algumas rimas (quando ele fala: "açaí guardiã" aliás açaí em tupi significa "fruto que chora".Se pensarmos, faz todo o sentido, pois ao mesmo tempo a letra fala de solidão e tristeza. Fruto que chora. Lágrimas. Por outro lado o açaí é uma fruta forte de alto teor calórico por isso o guardião (guardiã) e existe também uma lenda que você pode conferir aqui que talvez tenha incentivado Djavan, já que o mesmo é um admirador do nosso folclore.)
Então vamos a letra: 

Açaí
Djavan

Solidão de manhã,
Poeira tomando assento
Rajada de vento,
Som de assombração, coração
Sangrando toda palavra sã

 (Essa primeira estrofe deixa claro a solidão e o relaxamento, a falta de coragem e vontade a poeira entrando em todos os lugares trazida pelo vento. Já som de assombração faz alusão direta ao silêncio que a solidão nos oferece)

A paixão puro afã,
Místico clã de sereia
Castelo de areia,
Ira de tubarão, ilusão
O sol brilha por si

 (afã é cansaço, falta de ar, castelo de areia é facil de desmoronar. Ilusão)

Açaí, guardiã
Zum de besouro um imã
Branca é a tez da manhã

(zum de besouro gruda no ouvido como um imã. Tez é pele, a pele mais exterior, mais fina e sensível. Branco, pálido, sem energia, sem graça. Ou seja o incomodo da solidão torna as manhãs, o ato de acordar só, cor.)

Essa música foi sugestão (na verdade ela quase implorou) da leitora (e minha irmã) Grace, mesmo assim é bastante interessante.
Bom então é isso pessoal, tentei. Agora é a vez de vocês.
Abraço a todos e não deixem de comentar. 

Para ouvir Açaí clique aqui

9 comentários:

  1. Adorooooooooooooooo o trabalho de Djavan! Quem me conhece sabe que meu sonho é entrevistá-lo e, claro, pedir para ele tocar para mim ao vivo voz e violão!!! (coisas de fã!) A música Açaí sempre me intrigou, toda vez que escuto tenho uma interpretação diferente!!! Por isso pedi, como disse meu irmãozinho, implorei hehehehe, para ele postar essa música aqui, e, mais uma vez ele deu um show de interpretação! Você desvendou minhas intrigas :) Obrigada!!!
    Parabéns pela postagem, ficou ótima!
    E só para avisar, terá show de Djavan no Chevrolet Hall por esses meses, fãs, fiquem atentos! Bom, eu nem preciso falar, estarei lá com certeza, e quem sabe dessa vez eu não consigo uma entrevista!

    ResponderExcluir
  2. Pow Graire, dessa vez eu não entendi nem a letra de Djavan nem a tua interpretação, foi mal. =/ Mas tu escreve bonito visse! "liberdade poética de forma parnasiana" Agora eu sei porque eu nunca tirei 10 em literatura. ahsuhasuashaush.

    ResponderExcluir
  3. Gostei do paransianismo! ahush realmente ele se preocupou muito com a estética da composição, já que na escola literária do parnasianismo uma das suas características eram de palavras raras e únicas, além do extremo tom poético!
    Não costumo ouvir muito djavan não, entretanto valorizo a sua arte juntamente com a riqueza literária que possui e a classifico como belíssima em relação as suas composições, que são realmente muito bem trabalhadas.

    ResponderExcluir
  4. Bem, eu sabia que esse "a pedidos" era na verdade, uma sugestão de Grace. Imagina por quê...hehehe

    Bem, essa música é muito bela. Concordo quando dizes que ela fala de solidão. É verdade.
    Porém, esta música me remete muito aos poemas da escola do Arcadismo. Essa letra tem muitos trechos que remetem a um ambiente bucólico ("Solidão de manhã,
    Poeira tomando assento
    Rajada de vento...")

    O Arcadismo prega o "carpe diem", ou "goze a vida". Não deixa de ser um desfrute da vida curtir sua solidão, que para todo ser humano é necessária.

    Além disso, certos trechos nos levam a compor uma imagem de um ambiente tranquilo, o prazer em apreciar a natureza, até as coisas mais simples.

    A melancolia faz parte de Djavan,tanto que a melodia desta canção é triste, calma.

    O romantismo se encontra presente nesta música, ainda que de uma forma sutil. São características presentes no Arcadismo, pois foi uma escola que antecedeu o Romantismo.

    Entendi assim, mas se trata de uma canção bem planejada e muito boa, para quem curte mpb.

    ResponderExcluir
  5. É correto afirmar que a música tem trechos arcadistas e do romantismo, até porque muitos movimentos são intrínsecos, dependem do outro para existirem. A música "Açaí" é toda poética essencialmente, característica fortemente parnasiana, porém existem muitos versos que não são metrificamente perfeitos, já que uma das exigências do parnasianismo são de versos metrificamente falando "perfeitos", mesma estrutura silábica e tudo mais, e "Açaí" possui versos imperfeitos na questão da espacialidade. Existe uma sutil característica do romantismo e arcadismo também, concordo.
    Isso aí.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Na verdade quando eu falo no texto a cima "Djavan usa palavras rebuscadas e também faz uso da liberdade poética de forma parnasiana" não estou classificando a composição e nem o artista em nenhuma das escolas literárias (ao menos não é minha intenção fazê-lo). Apenas estou me referindo a mudança na gramática das palavras para que as rimas possas soar melhor aos ouvidos, coisa que a escola parnasiana realmente faz não só para manter a rima como para manter a métrica na estrutura poética (quantidades de sílabas poéticas)pois nessa escola não há romantismo, o compromisso do parnasianismo é com a forma, o culto da forma. Um exemplo clássico e preciso é o poema de Olavo Bilac:

    PROFISSÃO DE FÉ (fragmentos)
    Invejo o ourives quando escrevo:
    Imito o amor
    Com que ele, em ouro, o alto-relevo
    Faz de uma flor. (...)
    Por isso, corre, por servir-me,
    Sobre o papel
    A pena, como em prata firme
    Corre o cinzel. (...)
    Torce, aprimora, alteia, lima
    A frase; e, enfim,
    No verso de ouro engasta a rima,
    Como um rubim.

    onde podemos perceber que ele muda a palavra rubi para "rubim" isso mostra sua preoculpação com a métrica.

    Os versos “Torce, aprimora, alteia, lima
    A frase; e, enfim,/ No verso de ouro engasta a rima,/Como um rubim.”
    Detalha os procedimentos de criação que recomenda aos poetas parnasianos:
    Culto à forma. Métrica Fixa.

    a intenção aqui de fato não é avaliar as métricas e sim quais mensagens os compositores intencionavam passar em suas canções. Todavia fico feliz em ver que meus amigos/leitores (hehehe) entendam tanto de literatura e escolas literárias, cada vez mais vamos descobrindo gostos em comum =D

    abraços a todos e continuem comentando.

    ResponderExcluir
  7. Nossaaaaaaaaa... to encantada aqui. Encontrei o blog por acaso, pois estava procurando justamente uma BOA interpretação sobre essa canção(e encontreeeeei!!!), que me deixaVA(pois agora entendo) confusa sobre a sua real mensagem... quando me deparo com esse blog maravilhoso com pessoas que realmente entendem do assunto. Enfim... isso é demais!!!
    Amei, continuem assim, e espero aprender muito com vcs! Beijão, Bele.

    ResponderExcluir
  8. Olá Bele Menezes, que bom que gostou do blog, espero que você tenha panciência para acompanhar as atualizações ^^ desde já muito obrigado e volte sempre.

    ResponderExcluir
  9. AFÁ TAMBÉM SIGNIFICA: No desejo de, na vontade de, no ímpeto de.. TAMBÉM CABERIA. PAIXÃO COMO DESEJO, VONTADE DE. PAIXÃO DESEJO SÃO SEREIAS CASTELOS DE AREIA...

    ResponderExcluir